SAIBA COMO FAZER E TER A PORTABILIDADE DO SEU NÚMERO FIXO EM MAIS DE 650 MUNICÍPIOS! SAIBA TUDO SOBRE O PROCESSO DE PORTABILIDADE DO SEU NÚMERO FIXO
Com tantas opções disponíveis, pode ser que você encontre um plano de telefonia e dados que se encaixe melhor no seu dia a dia, mas de uma operadora diferente da que você utiliza. Embora a mudança seja atrativa, você fica com receio de ter que mudar seu número de telefone, certo? São de imaginar o trabalho que vai dar avisar aos seus contatos e atualizar toda a sua agenda. Mas desde 2007, uma resolução da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ajuda a evitar esse problema através da portabilidade, um serviço obrigatório para que você possa trocar de operadora sem mudar o seu número.
COMO FAZER A PORTABILIDADE DO CELULAR E TIRAR TODAS AS SUAS DÚVIDAS SOBRE O PROCESSO
Em primeiro lugar, faça uma pesquisa e escolha o plano que você pretende contratar para o sua empresa. Considere informações importantes em relação ao uso das ligações e mensagens, além de possíveis promoções, claro! Depois, verifique se existe alguma pendência com a operadora atual, como contas em atraso ou multas por quebra de fidelidade (que pode ter duração de até 12 meses após a contratação do plano), um de nossos consultores pode auxiliar nesse caso. Mas atenção, não cancele o seu atual! Para realizar a portabilidade, é preciso que seu número esteja ativo, ou esteja em funcionamento. Se estiver tudo certo, entre em contato com a nova operadora para fazer a contratação do plano que você escolheu. A nova operadora de telefonia é a responsável por entrar com o pedido de portabilidade e cancelamento do serviço anterior, então você só precisa seguir as orientações oferecidas no momento da contratação, sem nenhuma necessidade de entrar em contato com a operadora antiga. Algumas operadoras permitem que o processo de portabilidade seja feito por telefone, mas, em alguns casos, o titular da conta pode precisar comparecer a uma loja física. Descubra qual o procedimento da prestadora de serviço escolhida. De qualquer maneira, é importante ter em mãos informações como nome completo, endereço, CNPJ e documento de identidade do titular da conta, além do número do telefone que vai passar pelo processo de portabilidade.
O SERVIÇO DE PORTABILIDADE É PAGO?
A Anatel estabeleceu uma taxa máxima de R$ 10,00, que pode ser cobrada pela nova operadora contratada. Mas muitas delas isentam o novo cliente do pagamento dessa taxa, e até oferecem promoções para quem contrata um novo serviço. Vale perguntar sobre essa possibilidade!
QUANTO TEMPO PODE DEMORAR PARA FAZER A PORTABILIDADE DO SEU NÚMERO FIXO?
A partir do momento em que você entra com o pedido na nova operadora, a empresa tem até 10 dias úteis para concluir a portabilidade. Não deixe de estar sempre em contato com seu consultor para cada etapa do processo, assim, você poderá acompanhar tudo corretamente. Ao concluir a contratação de um novo plano, a própria operadora vai informar um prazo e agendar a mudança do serviço, para que você possa estar preparado para a mudança desse novo processo.
EU VOU FICAR SEM RECEBER E FAZER LIGAÇÕES DURANTE A MUDANÇA DE OPERADORA?
Não, pode haver intermitências por um período de 2 (duas) horas antes e 2 (duas) horas depois, esse é um cuidado que deve tomar ao fazer essa contratação.
COM PLANOS PÓS PAGOS, É PRECISO PAGAR DUAS CONTAS NO MÊS SEGUINTE?
Aqui é muito importante ficar atento para evitar dúvidas! No mês seguinte é portabilidade, você provavelmente vai receber duas contas: uma da nova operadora e uma da operadora antiga, ambas com o valor pro-rata. Ambas terão valores proporcionais ao período utilizado, ou seja, a conta da operadora antiga deve contar até o dia da mudança de serviço, enquanto a conta da nova operadora conta a partir da portabilidade, até a data escolhida para fechar o seu plano. Também é importante ficar atento a taxas extras, como multas por atrasos anteriores ou quebra do período de fidelidade do plano antigo. Consulte um profissional consultor gabaritado para esse assunto. Caso ainda possua alguma dúvida, fale com um de nossos consultores pelo 0800-555-0800 que te auxiliarão nesse processo.